Novidade foi apresentada este mês pela Dimastec e coloca a tecnologia a favor da organização e também do colaborador.

Quando o assunto é segurança do trabalho, todas as empresas, assim como os funcionários, ficam atentos às regras de distribuição e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Mas, no Brasil, esse controle ainda é manual, o que dificulta alguns processos e cumprimento da legislação. Pensando na otimização de tempo e resultados, a ribeirão-pretana Dimastec desenvolveu um aparelho, o DT900, em que o controle dos EPIs são registrados de forma digital, facilitando o controle das organizações em prol da qualidade de vida dos colaboradores. O equipamento chegou ao mercado este mês.

Dimas Fausto, presidente da Dimastec, pontua que, durante a distribuição dos itens de proteção nas empresas, a dificuldade de controle costuma ser um problema para o setor de Recursos Humanos, já que o processo de preenchimento das fichas é todo manual. Dessa forma, a tecnologia foi direcionada para o setor com o intuito de reduzir ou excluir problemáticas do tipo. “Agora, com o DT900, é só pegar a assinatura do colaborador de forma digital, o que traz agilidade e garante a entrega do EPI para cada funcionário, para que ele mesmo não corra o risco de não assinar o recebimento e ser responsabilizado por isso.”

O novo aparelho  é uma maneira de diminuir as estatísticas em relação aos acidentes corporativos. No Brasil, é considerado acidente de trabalho, segundo o Guia Trabalhista, tudo que ocorre pelo exercício a serviço da empresa e provoque lesão corporal, perturbação funcional, perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho ou, ainda, morte. Dados do FUNDACENTRO do Governo Federal apontam que, de 2012 a 2018, o Brasil registrou 17 mil mortes e 4 milhões de acidentes de trabalho.

“Apesar de as empresas serem obrigadas a disponibilizar EPIs e os funcionários a usá-los, ainda é comum relatos e situações trabalhistas que envolvam a falta do equipamento de proteção. O objetivo do DT900 é desburocratizar esse processo, tanto para o departamento de segurança do trabalho e RH quanto para o funcionário, e facilitar o dia a dia organizacional, tornando as atividades mais seguras”, diz Dimas.

Ainda segundo o empresário, o aparelho possui um leitor digital e um display de cristal líquido, uma tela em que os funcionários conseguem digitar todas as informações, permitindo integrar mensagens e fotos, o que facilita a vida do colaborador no que diz respeito à economia de tempo e segurança em relação à informação que deseja transmitir para a empresa. Além disso, o DT900 é composto por um tradutor de dados, o que faz com que ele possa ser conectado a qualquer banco de dados, uma novidade no mercado.

Esse equipamento da Dimastec foi desenvolvido ao longo de um ano. “Hoje, não existe nada parecido em relação às funções que ele desempenha. O DT900 foi concebido para agregar valor e agilidade aos empresários e trabalhadores”, reforça Dimas.

O lançamento traz ainda vantagens para quem trabalha com sistemas de produção. O presidente da Dimastec explica: “Em fábricas e metalúrgicas, por exemplo, uma das dificuldades é o operador indicar por quanto tempo ele trabalhou em determinada peça ou demanda, o que também é feito de forma manual. Agora, de forma digital, ele consegue confirmar que esteve trabalhando, com detalhes da abertura e fechamento da atividade em cima daquela determinada máquina”.

Sobre a Dimastec – Gestão de ponto e acesso

Com pouco mais de 25 anos dedicados à gestão de pontos, acessos de entradas em prédios e condomínios, a Dimastec, sediada em Ribeirão Preto (SP), é hoje uma das referências nacionais no setor desenvolvendo produtos com tecnologia avançada, integrando soluções para mais de mil clientes empresariais. A empresa presta serviços em todo território nacional, com uma infraestrutura completa com mais de 2000 metros quadrados e 35 funcionários diretos.

O diferencial oferecido pela Dimastec está em ter um laboratório próprio de desenvolvimento tecnológico, para assim oferecer ferramentas digitais, softwares e hardwares de última geração que atendam às principais demandas dos clientes e do mercado atual.