No dia 12 de novembro foi celebrado a data de um importante cargo dentro das escolas: o diretor. Ele tem a missão de liderar funcionários, professores, coordenador e alunos, além de resolver questões administrativas, verificar o desempenho estudantil, atender pais entre outras inúmeras funções.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acostumado a homenagear alunos, funcionários e professores da Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, na última terça-feira (12) foi dia do diretor Alexandre Moraes Gaspar ser homenageado. Os funcionários, professores e alunos fizeram uma linda homenagem para agradecer pelo trabalho que vem realizando na Unidade de Ensino e pelo carinho que tem com todos, principalmente com os discentes.

Há quatro anos na frente da direção da escola, Gaspar conseguiu mudar o conceito das últimas décadas, onde o diretor era uma figura autoritária e centralizadora.  Com o avanço da gestão democrática, iniciada com o processo de descentralização estabelecido pela Constituição Federal de 1988, o diretor passou de “chefe” para “líder”. Assim, ele acumula três funções igualmente importantes: enquanto administrador, ele mantém a escola dentro das normas do sistema educacional e gerencia os recursos financeiros e humanos; enquanto educador, ele busca continuamente a qualidade do ensino e zela pelo aperfeiçoamento de sua equipe, incentivando iniciativas inovadoras; e enquanto liderança, ele encoraja a participação da comunidade local e escolar, ouvindo e compartilhando decisões e responsabilidades.

Para Gaspar é gratificante ser reconhecido e fazer parte de uma excelente equipe como é da escola Julio B. Mendes.  “Até pouco tempo o diretor era visto como uma figura autoritária e temida. Qual estudante, ao cometer um “deslize” não temeu ir para a “sala da diretoria”? Em equipe estamos conscientizando os alunos e pais que a escola é um local democrático, onde todos podem e devem participar, tornando assim a Unidade de Ensino um ambiente agradável para todos, sempre em busca de um melhor aprendizado e rendimento dos alunos. Obrigado a todos pelo carinho. Aproveito a oportunidade para agradecer também o trabalho de todos os funcionários e professores, que não medem esforços para aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino na escola”, finalizou.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) agradeceu o empenho e a dedicação de todos os diretores pelo excelente trabalho que desenvolvem nas escolas do município. “Parabéns a todos os diretores que exercem com competência essa importante função dentro das nossas escolas. Sem a valorização dos professores, coordenadores e diretores governo nenhum poderá garantir a melhoria do padrão educacional e nem oferecer à população uma escola aberta, participativa e de qualidade. A educação é a chave do progresso, dela depende a verdadeira independência de um povo em seus três aspectos fundamentais: econômico, político e cultural”, enfatizou o chefe do executivo.

SERVIÇO:
E. M. Julio Benedicto Mendes
Rua Totó Pessente, nº. 100 – Centro – Ibaté – CEP 14.815.000.
Telefone: (16) 3343–6261