A Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” participou no mês de maio da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma competição que acontece anualmente e, no ano de 2019 foi aplicada em 18 mil escolas, ou seja, cerca de 800 mil estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil.

Fotos: Reina Nosella

A Olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. O evento é coordenado por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O diretor Alexandre Moraes Gaspar ressaltou que as escolas interessadas em participar da competição tiveram até o dia 17 de março para realizar a inscrição. “Fizemos a inscrição dos alunos de 4º e 5º anos no mês de março no site www.oba.org.br e tivemos dois meses para nos prepararmos. Durante esse período os docentes abordaram o tema e aplicaram vários simulados, sendo que as avaliações foram realizadas no dia 17 de maio e o resultado divulgado há poucos dias e, para a alegria do nosso município e de todos os envolvidos tivemos oito alunos premiados, sendo quatro medalhistas de ouro, três de prata e um de bronze”, comentou Gaspar.

Na última quinta-feira (24) a escola realizou uma linda cerimônia de entrega de certificados para todos os alunos participantes e medalhas para os alunos que se destacaram. Os alunos Alison Lemos de Souza, Eyshila Maira Maioli de Freitas, Isaque Cardillo de Monti e Wenzel Arthur Miranda Alonso foram premiados com a medalha de ouro, enquanto as alunas Divina Antas Lopes, Sophia Gabriela Galhardo e Thaisa de Souza Figueiredo receberam a medalha de prata e Evilly Monike dos Santos Silva a medalha de bronze. Além do certificado e da medalha os oito alunos receberam uma caixa de som com bluetooth com luminária de led da direção e coordenação da escola, que também agradeceu os docentes Mauro Donizeti Zambulim, Natalia Nascimento, Mariana Masselli Bianchi, Vania Maria Frésca de Souza, Ana Maria dos Santos Barbosa, Cristina de Souza Escudero e Ana Cláudia Murer de Resende Tinto com uma linda calandiva.

O evento foi marcado por alegria, emoção e contou com a presença vice-prefeito Horácio do Carmo Sanches, da presidente da Câmara Regina Célia Alves de Queiróz e dos familiares dos alunos medalhistas.

Para Gaspar a premiação é resultado do trabalho árduo da direção, coordenação, professores e funcionários. “Independente do resultado, o mais importante é a experiência e a vivência com conteúdos importantes e diferenciados, que farão diferença na vida de todos. Mais do que medalhas, prêmios e diplomas, o nosso objetivo é proporcionar aos estudantes novas descobertas, ideias e conhecimentos. O resultado da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica próximo do término do ano letivo vem para demonstrar que o trabalho realizado pela coordenadora Rosangela, funcionários e docentes é brilhante. Agradeço toda equipe pelo empenho, dedicação e carinho com nossos discentes ao longo do ano, aos alunos que dedicam-se e estudam com afinco e aos pais que confiam em nosso trabalho”, destacou Gaspar.

O vice-prefeito parabenizou a direção da escola e todos os alunos da Unidade de Ensino pelo desempenho na Olimpíada e pelo trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano. “É gratificante ver alunos da Rede Municipal de Ensino serem premiados. Isso é fruto do trabalho da direção, coordenação e da equipe docente da escola Julio Mendes. Parabéns!!!”, comentou Horácio.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) elogiou a Unidade de Ensino pela participação e pela premiação. “A escola Julio Mendes está de parabéns pela iniciativa e pela participação na Olimpíada. Ter oito alunos premiados é gratificante para nós. O resultado mostra a qualidade das nossas escolas e dos nossos docentes. Parabéns aos alunos, professores, coordenadora Rosangela e para o diretor Gaspar, que está desenvolvendo um excelente trabalho na gestão da escola”, comentou o chefe do executivo.