A Semana Nacional de Trânsito é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Fotos Reina Nosella.

Todos os anos o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolhe um tema como pano de fundo para as ações e, o de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pensando nisso, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” abordou o tema dentro do seu Projeto Leitura, de forma interdisciplinar entre os professores de sala (PEB I), o professor de Educação Física Christiano Anselmo de Oliveira, o professor de Música Fernando Henrique Vargas e a docente de informática Bruna Carneiro da Cruz Drappe.

Segundo o diretor Alexandre Moraes Gaspar, durante todo mês foram desenvolvidas atividades sobre a história do trânsito no Brasil, com ditados, caça palavras, jogo da memória explorando as placas de trânsito e uma atividade na “cidade” criada pelo professor de Educação Física na quadra da escola, trabalhando o tema de forma lúdica. “Seja condutor, ciclista ou pedestre, todos têm a sua parcela de responsabilidade para um trânsito mais humano e menos violento. É preciso conscientizar e educar as crianças para que elas possam entender o que é o trânsito e para que consigam absorver o que é certo e o que é errado. Queremos que todos reflitam e optem por um trânsito mais seguro. A escola é um lugar propício para desenvolver a consciência de crianças e jovens, e nossos professores possuem um importante papel no sentido de sensibilizar e conscientizá-los, afinal, os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos. Desta forma, aproveitamos o tema para desenvolver atividades nesse sentido”, relatou Gaspar.

Para encerrar as atividades sobre o tema a Unidade de Ensino promoveu uma palestra, que contou com a presença do vice-prefeito Horácio do Carmo Sanches e da presidente da Câmara Regina Célia Alves de Queiróz. “O Tenente Regazzoni da Polícia Militar de Ibaté ministrou uma palestra conscientizando os alunos sobre suas responsabilidades, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Um momento de aprendizado e assimilação do que foi trabalhado durante as aulas. Para encerrar em grande estilo os alunos do 4ºA da professora Natalia Nascimento, do 4ºB da docente Mariana Masselli Bianchi, 4ºC da professora Vania Maria Frésca de Souza e 4ºD da docente Ana Maria dos Santos Barbosa fizeram lindas apresentações. No período da manhã os alunos do 4ºA e 4ºB explicaram sobre a data e conscientizaram os demais discentes sobre os cuidados básicos que devem ter para um trânsito mais seguro; apresentaram um teatro chamado “O trânsito na linguagem do teatro”; na sequência uma paródia dos “Mamonas Assassinas”; e encerraram cantando e dançando a música “Alô criança”, do cantor Buchecha, encantando a Unidade de Ensino. No período da tarde os alunos do 4ºC caracterizados de Charles Chaplin apresentaram cartazes e placas de trânsito, representando um teatro mudo, enquanto os alunos do 4ºD fizeram uma representação do trânsito, ou seja, como proceder em diversas situações do cotidiano, respeitando as leis de trânsito, seja ele motorista, ciclista, motociclista ou pedestre, cativando os alunos, professores e funcionários. Agradeço a gentileza e disponibilidade do Tenente Regazzoni, que compartilhou conhecimentos de extrema importância para nossos alunos e toda nossa equipe. Não posso deixar de ressaltar o envolvimento de todos os docentes, funcionários e da coordenadora Rosangela Cruz, que fazem da escola Julio Mendes muito mais que um local para estudar, uma escola para a vida”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) aproveitou a oportunidade para frisar sobre a importância do tema ser trabalhado na escola. “A segurança no trânsito é um tema relevante, e ser desenvolvido na escola pode fazer toda a diferença para um trânsito mais seguro, pois as crianças de hoje serão os jovens e homens do futuro. Além disso, os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam na escola. Educar para o trânsito é um compromisso de todos os educadores, sensibilizando os discentes quanto a valorização da vida. Parabéns para a direção, coordenação, funcionários e professores da escola E.M. Julio B. Mendes pela iniciativa e pelo excelente trabalho”,  ressaltou o chefe do Executivo.