A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira (20), no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene onde foi entregue o título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” ao Dr. Eddio Pellegrini, em reconhecimento à sua notável contribuição ao município na área de saúde. A concessão do título foi oficializada pelo Decreto Legislativo No.930, de autoria do vereador Marquinho Amaral (MDB).

A sessão foi presidida pela vereadora Laide das Graças Simões (MDB) e contou com a presença de Fernando Henrique Carvalho da Silva, diretor presidente da Fundação Educacional São Carlos – FESC, na ocasião representando o prefeito Airton Garcia; Eduardo Mattos Alonso, representando a OAB São Carlos e Antonio Edson Francelin, delegado de polícia aposentado. A sessão contou como orador oficial o vereador Marquinho Amaral.

Eddio Pellegrini nasceu em São Carlos em 31 de julho de 1931, filho de Aristodemo Achille Pellegrini e Ermínia Gallucci Pellegrini. Estudou na  Sociedade Italiana Dante Alighieri e em 1959 concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. Entre 1960 a 1963 atuou nas cidades paranaenses de Floraí e Atalaia. Concluiu especialização em   Anestesiologia em 1968 no Hospital Santa Catarina em São Paulo Em  1969 passou a integrar a equipe de Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Atuou também na Maternidade Dona Maria Jacinta, na Casa de Saúde e Maternidade de São Carlos. Faz arte do SAHISC (Serviço de Anestesiologia hemo e inaloterapia de São Carlos) e foi um dos fundadores da Clínica Meditral, que realiza exames médicos para motoristas. Foi médico Legista por 30 anos e se aposentou em 2001, tendo lecionado na Faculdade de Direito (Fadisc) em Medicina Legal nos anos de 1996 a 1998. Foi também membro da Sociedade Médica de São Carlos e da Unimed São Carlos, tesoureiro nessas instituições.