Docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara explica que promoções e interações com os consumidores são necessárias.

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente pode melhorar as vendas de muitos lojistas e empresários, caso considerem investir em promoções ou pacotes especiais. Uma pesquisa da Social Miner, realizada em parceria com a Opinion Box, revelou que, apesar de 55,5% do público nunca ter ouvido falar na data antes, 43% desejariam aproveitar as ofertas da ocasião, e outros 37,3% poderiam ser convencidos a comprar.

O estudo também indica que a maioria dos consumidores interessados ainda não começou a pesquisar por promoções. Ou seja, há oportunidades para elaboração e lançamento de campanhas especiais para o período, aproveitando a audiência do público para fortalecer os negócios.

Érika Ferreira, docente da área de gestão de negócios do Senac Araraquara, explica que os lojistas precisam pensar em estratégias e realizar ações inovadoras e que atraiam a atenção do cliente para seu produto e sua marca, diferenciando-se da concorrência. “Um bom resultado de vendas é obtido principalmente por meio do timing do lojista: o de ofertar o produto certo, na hora certa com uma comunicação eficaz”, explica.

Ainda segundo a docente, o bom resultado não pode ser medido somente pelo volume de vendas, mas pela interação do cliente com a marca. A relação entre público e marca é algo que deve ser pensado a longo prazo, por isso, é importante inserir as organizações na vida das pessoas, independentemente de datas comemorativas. “Quanto mais afetiva essa relação, maior a fidelização. É necessário conhecer o universo desse cliente, suprindo suas necessidades e surpreendendo suas expectativas”.

Essas ações também precisam envolver as redes sociais, pois elas são muito presentes na vida de todos. E com a correria do dia a dia, as plataformas são importantes pontos de vendas. “Dentro deste contexto, o Instragram e o Facebook se destacam, pois são bons para divulgar produtos, fazer promoções, mostrar novidades e criar um engajamento entre marca e consumidor final”.

Além disso, é importante manter o cadastro dos clientes ativos e comunicar as ações ligando ou encaminhando mensagens por aplicativo. “O público se sente prestigiado quando é lembrado. Com uma abordagem certa, as vendas podem aumentar”, ressalta Érika.

Serviço:

Senac Araraquara

Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

Setembro/2019