Foi comemorado no último domingo, 1º de Setembro, o Dia do Profissional de Educação Física.

Fotos: Reina Nosella.

Para agradecer os professores tão dedicados, o diretor da Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, Alexandre Moraes Gaspar, que também é coordenador dos professores de Educação Física, fez uma linda homenagem pelo excelente trabalho que desenvolvem com os alunos da Rede de Ensino do município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo Gaspar a homenagem teve como objetivo demonstrar a importância que eles têm na vida de todas as pessoas, principalmente na fase escolar, pois é nesse período que crianças e jovens aprendem a importância da prática de exercícios físicos. “O profissional de Educação Física colabora com a manutenção da saúde e da qualidade de vida, além de afastar os jovens das drogas através das práticas esportivas, evitando ainda a obesidade, diminuindo a ansiedade, melhorando a autoestima, entre outros fatores. Eles trabalham com princípios de inclusão e diversidade, dando oportunidade a todos de forma igualitária, respeitando suas capacidades conforme sua faixa etária e/ou dificuldade, demonstrando dessa forma que praticar atividade física pode ser algo muito divertido quando não encarada apenas como uma obrigação”, relatou Gaspar.

No último encontro com o grupo, a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), Gaspar fez uma linda festa, com direito a bolo personalizado, exibição de um vídeo com mensagens de agradecimento e fotos das aulas dos docentes como forma de reconhecimento. Para finalizar as homenagens, presenteou os professores com uma linda caneca personalizada. “Quero parabenizá-los por todo empenho, paciência, dedicação, profissionalismo e carinho que tem com os alunos da Rede. Vocês exercem uma profissão que encanta a todos, construindo sonhos e formando pessoas para transformar o mundo. Eu não tenho dúvidas de que todas as vezes que conseguimos fazer a vida de alguém melhor, a nossa também melhora! É por isso que eu tenho orgulho da nossa profissão. Parabéns professores!”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) parabenizou o empenho e a dedicação de todos os professores e reconheceu o excelente trabalho que desenvolvem com os alunos da Rede. “Parabéns a todos os professores de Educação Física da nossa Rede Municipal de Ibaté. Vale ressaltar que a Educação Física é uma disciplina importante na grade curricular das escolas, já que, se desenvolvida na base, ou seja, desde o Ensino Infantil, formará adultos com hábitos saudáveis, além de deixar os alunos com mais disposição para as outras disciplinas. Além disso, a atividade física traz uma série de benefícios para a saúde, prevenindo doenças causadas pelo sedentarismo, elevando a autoestima, desenvolvendo a coordenação motora, entre outros”, destacou o chefe do executivo.

Comemoração

O surgimento da data aconteceu em razão das comemorações de São Cosme e São Damião, em 27 de junho, onde os mesmos organizavam várias brincadeiras para as crianças, seguida da entrega de doces. Por vários anos a data foi comemorada nesse dia, mas com a regulamentação da profissão, pela Lei Federal nº 9.696/98, publicada no dia primeiro de setembro de 1998, mudou-se então para a mesma data da Lei.