A partir de hoje estaremos contando com a colaboração de uma pessoa muito especial, além de brilhante profissional Bruno Zancheta é um grande amigo que muito vai colaborar com a melhoria que buscamos para o Sucesso São Carlos, seja muito bem vindo:

bruno_artigos_pq 

Escrevo este meu primeiro artigo no site: Sucesso São Carlos. Quero começar agradecendo infinitamente aos coordenadores deste site pelo espaço e agradecer também, a você, estimado leitor, que nos motiva registrar aqui, aquilo que pensamos, acreditamos e praticamos.

Bom, quero dar o pontapé inicial, falando exatamente de uma das mais importantes modalidades de manifestação que são os artigos. Você já se deu conta que os artigos nos informam de temas que muitas vezes nunca cogitamos pesquisar ou ler, e isso nos é disponibilizado, de forma sucinta em poucos minutos?

Vale ressaltar que não estamos falando dos artigos que acompanham os substantivos e fazem parte de nossa gramática, mais sim dos artigos que lemos cotidianamente nos mais variados sites e jornais, muitas vezes na forma de crônicas.

As informações têm sido cada vez mais propagadas, principalmente pelas novas tecnologias digitais como a internet e mais atualmente as redes sociais nos trazem. Conseguimos assim, ter acesso a livros ou textos no formato digital com muita facilidade, materiais que talvez nunca imaginássemos que teríamos, e eles estão logo aqui, na palma de nossa mão.

Mais mesmo assim, enquanto seres humanos, temos nossas particularidades e está na nossa essência, a possibilidade de selecionarmos e priorizamos o aquilo que temos mais afinidade e com isso assuntos que não nos chamam a atenção ficam em segundo plano. Mas o que isso tem a ver com a disciplinada prática da leitura de artigos? A resposta nos remete a respostas de natureza simples.

Fugindo de clichês, os artigos podem ser entendidos, em suma, como um resumo, uma síntese, com uma pitada de opinião de quem o escreve sobre um determinado tema, claro que sempre com uma base teórica e prática do assunto que está sendo exposto. Algo que já foi digerido e que representa uma opinião amadurecida. Os artigos têm esse poder: o de chamar nossa atenção para temas inusitados ou nos quais estão desejosos de avançar mesmo quando de seus temas, muitas vezes não somos tão adeptos, mais que posto de uma forma fácil e acessível, despertam nossa atenção e são lidos. Já se deu conta de quantas coisas você lê ou toma conhecimento, em apenas um único dia? Tenho certeza que são muitos os temas Assim sendo sua apresentação na forma de artigos representa um significativo facilitador.

Escrever um artigo é um esforço vultoso, pois representa uma síntese manifesta todo um processo de aprendizagem da parte de seu autor, com suas experiências de vida, reflexões amadurecidas de tal maneira que sua leitura pode significar uma imersão em uma realidade  e a possibilidade de se adquirir novos pontos de vista ou novas abordagens de fatos, enfim, de tudo aquilo que sente, que vê, sensações intrínsecas a nós, algo que nos toca, uma frase que mudou nosso dia e nossa vida, algo que nos sensibilizou. Enfim, um bom artigo é feito de tudo isto junto!

Estou me propondo a apresentar mensalmente neste site, artigos dos mais variados temas, com tudo os temas que você pode vir a precisar saber em apenas dois minutos, com apenas um clique. Fique ligado, tem muita novidade boa pela frente. Até nosso próximo encontro!

______________________________________________________________________

* O autor é Cientista Político, Cientista Social e Antropólogo pela UFSCar -Universidade Federal de São Carlos. Graduando em História pela UNIP -Universidade Paulista, Assessor Parlamentar e apaixonado pela vida. É colunista do site: Sucesso São Carlos.