Quando falamos sobre gerenciamento de peso estamos falando de dois extremos que estão diretamente ligados. O controle do peso se divide em Emoção e Alimentação.

Por Fabricia Souza.

As Emoções estão ligadas ao gerenciamento de peso por elas influenciarem a maneira como as pessoas enxergam a comida. O externo é apenas o reflexo do interno, as emoções. As mulheres, por exemplo, sabem exatamente o que deve e o que não deve comer para controlar seu peso, mas o inconsciente grava emoções que as levam a ingerir gorduras e outros alimentos que engordam mesmo sem precisar consumir. Medo, insegurança, ansiedade, tristeza, angustia são sentimentos que geram uma necessidade de proteção. E o inconsciente entende que, com a ingestão de gordura, o contato com o mundo exterior fica mais distante.

Esse fenômeno inconsciente gera no ser humano um hábito, por exemplo, escovar os dentes é um hábito, fazemos sem nem pensar no como, o porquê e menos ainda nas consequências. No caso de escovar os dentes é um hábito bom, porém os hábitos alimentares influenciados por emoções negativas serão sempre hábitos ruins. Quanto mais comum na rotina eles forem, pior será para a saúde e para emagrecer.

Quando inserimos novos hábitos na Alimentação no começo é como aprender a dirigir, fica pensando em cada detalhe, é confuso, mas fazendo aquilo todos os dias vamos pegando a prática e começamos a fazer de forma inconsciente, depois de um tempo ninguém pensa como mudar a marcha, ficamos tão bom que dirigimos até usando o celular. O mesmo acontece com a alimentação, chega um determinado momento que as escolhas saudáveis se tornam inconsciente e nesse momento as emoções deixam de sabotar a sua rotina e você para com esse efeito sanfona de emagrecer/engordar.

Para mudar os hábitos alimentares é importante procurar um profissional como Nutricionista ou Coach Alimentar. Os Coachs trabalham diretamente na raiz do problema, usam ferramentas e rotinas específicas para inserir bons hábitos no seu cotidiano o que te leva a ter uma vida mais leve, saudável e feliz.

E lembre-se sempre: quem cuida da saúde não gasta dinheiro cuidando da  doença!!

Para saber mais sobre novos hábitos, rotinas saudáveis, gerenciamento de peso e como viver com mais saúde e disposição entre em contato pelo 16 981001903 (também Whats App) e agende uma avaliação gratuita e sem compromisso.