Desenvolvido pela ComTexto Cultural com o patrocínio da Brasilux Tintas, a iniciativa abre inscrições nesta quinta-feira.

O Cidade das Cores chega à sua 2ª edição em Araraquara/SPIdealizado pelo artista Jota Aracê e desenvolvido pela ComTexto Cultural com o patrocínio da Brasilux Tintas, o projeto abre inscrições para as novas oficinas gratuitas de graffiti nesta quinta-feira, 1/8. Ministradas pelo próprio Aracê, as atividades serão realizadas durante o mês de agosto nas escolas participantes.  Podem participar jovens com idades entre 12 e 18 anos; também há vagas destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas nas próprias secretarias das escolas, das 8 às 17 horas. As vagas são por ordem de chegada. Para se inscrever, é necessário apresentar o RG e o CPF originais e, se for menor de idade, levar um responsável. Ao todo, serão realizadas duas oficinas, todas com 24 alunos por sala.

Com atividades teóricas e práticas – sendo cinco aulas com quatro horas diárias -, as oficinas têm início com a introdução à história do graffiti. Em seguida, serão transmitidos vídeos e imagens contendo os principais estilos da arte e artistas. Na sequência, os alunos terão suas primeiras experiências práticas, com exercícios em grupo para começarem a desenvolver os primeiros trabalhos em telas e, posteriormente, aprenderão a desenvolver a técnica com spray.

“A proposta é impulsionar e valorizar a produção artística e cultural na cidade, estimulando os jovens a utilizar a arte do grafitti como uma ferramenta de expressão e comunicação. As oficinas são voltadas para todos que desejam aprender mais sobre os materiais, conceitos e técnicas, bem como explorar a criatividade”, afirma o artista Aracê.

Para Mirela Jabur, gerente de marketing da Brasilux Tintas, a 2ª edição do Cidade das Cores mostra o quanto o projeto agradou ao público. “Ao demonstrar carinho às cidades e comunidades, ainda contribuímos com a formação de jovens, lhes dando a possibilidade de desenvolver projetos autorais, além da descoberta de novos talentos”.

Ao término das oficinas, nos dias 22 e 23 de agosto, Jota Aracê junto a outros profissionais do grafitti produzirão um painel como presente pelo aniversário de Araraquara. “A ideia central é entregar uma arte, num evento de porte inédito na cidade, e realizada por artistas de diferentes gerações. Desde os jovens que começaram a pintar recentemente, aos que possuem mais de trinta anos na área e reconhecimento internacional”, afirma o artista.

Serviço:
Inscrições:
Secretaria das escolas
Datas:
Turma IV (de 12 a 16 de agosto) – Lar Nossa Senhora das Mercês (Av. Dionísio Telarolli, nº 1.030, Jardim São Rafael 2)
Turma V (de 26 a 30 de agosto) – EMEF. Professor Henrique Scabello (Av. Remo Frontarolli, nº 4050, Jd. Hortências)