Fotos: Reina Nosella.

Os meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais festas juninas, e na última quinta-feira (04) a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” realizou a sua festa. O evento faz parte do calendário escolar e é trabalhado de forma interdisciplinar, ou seja, pelos professores de Educação Física, Música, Informática, AEE e os professores PEB I.

Segundo o diretor Alexandre Moraes Gaspar os professores trabalharam sobre a cultura da festa junina com os alunos e junto com os funcionários enfeitaram a Unidade de Ensino para propiciar um ambiente convidativo para os discentes. “A festa junina é uma celebração da cultura popular brasileira. Mostramos que é possível celebrá-la sem ferir os preceitos de um ensino laico, resgatando a cultura popular. Os professores fizeram um excelente trabalho em sala de aula, destacando a importância das festas folclóricas para a cultura do povo brasileiro. Os alunos conheceram a origem das festas e os seus símbolos a partir de relatos de experiências e cartazes. Tivemos também um cardápio especial para a data e ressaltamos que a festa junina também é uma ótima oportunidade para fortalecer o contato da direção, coordenação, professores, funcionários e alunos”, destacou Gaspar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comidas

Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas são exemplos disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas. Temos também outras comidas com nomes peculiares como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga.

Outros elementos

A decoração feita com bandeiras, balões e fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, correio elegante, casamento caipira entre outros.

Além do Brasil, as celebrações são realizadas em diversos países como a Franca, Itália, Portugal, Espanha, Porto Rico, Estados Unidos, Austrália entre outros.

Para finalizar o diretor agradeceu a participação das famílias durante o primeiro semestre e destacou o trabalho dos funcionários e professores. “Estamos finalizando o semestre com a certeza de dever cumprido. Agradeço a participação dos pais nas reuniões de pais e mestres e nos eventos que realizamos no primeiro semestre, a coordenadora Rosangela e os docentes que realizam um trabalho de excelência, buscando sempre inovar em suas aulas e transmitir o conhecimento de forma prazerosa e cativante para os alunos. Dinamismo e criatividade são marcas dos nossos professores, proporcionando dessa forma atividades enriquecedoras em prol de uma educação de qualidade. Não posso esquecer de nossos funcionários, que são educadores também fora da sala de aula e deixam sempre o ambiente escolar atrativo para todos. Graças ao trabalho em equipe nossos alunos encontram muito mais que um local para estudar, uma escola para a vida”, finalizou Gaspar.